Um corpo em Crise

O que tem no Brasil
2 min readOct 6, 2023

Sabe quando nosso corpo dá sinais de que algo não está legal? Quando nossa mente começa a bugar e nossa corpo começa a não responder as demandas, seja pelo cansaço ou pelos vários problemas que afetam nossa saúde mental e física?

Então, existe um corpo que algum tempo tem sofrido demais, um corpo que constantemente tem sangrado fluxos intensos e só temos colocado um band-aid para tentar fingir que estamos nos importando enquanto sociedade. O corpo sofredor não é a igreja ou uma pessoa. Não, esse corpo é alguém muito mais importante e seu sofrimento tem causado dores e descontrole em toda a criação. Sim, estou falando do meio ambiente, muito mais especificamente do planeta Terra e toda a criação perfeita de Deus.

Quando pensamos no planeta terra como um corpo e a crise climática como uma doença fica um pouco mais fácil de compreendermos o que tem acontecido, principalmente de compreender que estamos vivendo um movimento diferente e extremamente preocupante, visto que a escalada da crise climática tem sida tamanha que estamos vivendo os últimos momentos de uma tentativa de reversão.

Simmmm, estamos vivendo um momento importante para o nosso planeta e para toda a humanidade, uma vez que se a temperatura do planeta chegar em 4°C as geleiras vão derreter, o mar vai subir e vamos chegar perto do que é o inferno… Acho que você me entende quando eu digo que a parada esta seria demais!

No guia “fé no clima — Reflexões sobre Mudanças Climáticas para Comunidades Religiosas”, organizado pelo ISER vai apontar em uma série de textos destinados aos evangélicos e demais religiões que trazem a importância dessa emergência e principalmente nos mostram que como cristãos temos uma responsabilidade que não podemos abrir mão de cumprir. A Terra clama e clama demais pela ação intencional dos filhos de Deus, e essa ação precisa ser no tempo presente pois definitivamente o amanhã vai ser muito tarde.

Se hoje já vemos com uma constância as enchentes, deslizamentos de terras, queimadas fora de época, chuvas fora do comum, calor assustador até mesmo cidades desaparecendo por conta de deslizamentos de terra, significa que o corpo que habitamos está gritando socorro. Dessa forma, se como igreja somos um hospital, bom estamos deixando um paciente na UTI agonizando sem os devidos cuidados.

Se nada do que foi dito até aqui fez sentido, então, deixa eu te lembrar o que foi dito a Ester: “Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à está posição?” (Ester 4:14)

Você foi chamado para ser resposta para a crise climática, então bora!

Texto: Lucas Oliveira

--

--